Vitaminas antioxidantes e endometriose

A endometriose é caracterizada por gerar um processo inflamatório que leva a uma grande produção de mediadores inflamatórios devido a um processo denominado estresse oxidativo.


O estresse oxidativo pode ser entendido como um desequilíbrio entre as espécies reativas de oxigênio (ROS) que causam a inflamação, e os antioxidantes. Acredita-se que as Vitaminas C e E podem ser usadas para neutralizar o dano do estresse oxidativo ao neutralizar a ação dos radicais livres gerados pelas células.

Portanto, devido às suas propriedades antioxidantes, essas vitaminas podem melhorar as manifestações clínicas de doenças crônicas com características inflamatórias, como a endometriose.


Amini, L., Chekini, R., Nateghi, M. R., Haghani, H., Jamialahmadi, T., Sathyapalan, T., & Sahebkar, A. (2021). The Effect of Combined Vitamin C and Vitamin E Supplementation on Oxidative Stress Markers in Women with Endometriosis: A Randomized, Triple-Blind Placebo-Controlled Clinical Trial. Pain research & management, 2021, 5529741. https://doi.org/10.1155/2021/5529741


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo