Qual o efeito do Tribulus terrestris no corpo feminino?

Atualizado: 5 de out. de 2021



O transtorno do desejo sexual hipoativo é um transtorno multifatorial e multifacetado que foi relacionado com considerações biológicas e psicológicas, além de relações interpessoais. Este problema é uma queixa sexual comum afetando aproximadamente 1 em cada 10 mulheres adultas nos EUA, e sua prevalência parece ser semelhante na Europa (7% -16%) e Austrália (16%).


Atualmente, existem duas modalidades terapêuticas para mulheres que sofrem de falta de libido: psicoterapia e farmacoterapia. Vários medicamentos foram sugeridos para o tratamento da perda de libido das mulheres, incluindo estrogênio, metil testosterona, fenetilamina, bupropiona, açafrão, entre outros. No entanto, não existe um medicamento aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de mulheres com transtorno do desejo sexual hipoativo.


De acordo com alguns estudos, o Tribulus terrestris pode ser uma alternativa interessante pois influencia a libido e é capaz de aumentar o desejo sexual de homens e mulheres. Além disso, diversas pesquisas se referem ao Tribulus terrestris como agente eficaz para a função sexual feminina. Um estudo com ratos levantou a hipótese de que esse componente pode influenciar nos níveis de hormônio folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH); em modelo animal, injetar 10 mg de extrato de Tribulus em camundongos fêmeas resultou em aumento significativo na taxa de crescimento e tamanho dos folículos em comparação com os animais do grupo controle.

A prescrição de extrato de Tribulus para mulheres pode aumentar o desejo em mulheres que sofrem com a perda do desejo sexual.


O efeito da testosterona na melhora do desejo em mulheres na menopausa foi confirmado por estudos que analisaram o desejo sexual das mulheres e como aumentá-lo. Assim, atualmente a testosterona é o único medicamento aprovado para o tratamento de transtorno do desejo sexual hipoativo em mulheres na menopausa, especialmente para aquelas que têm menopausa induzida por cirurgia.


Existem outras substâncias que podem ajudar na indução de impulso sexual em mulheres, porém o Tribulus parece não apresentar efeito colateral. Desta forma, pesquisas recentes envolvendo esta planta indicaram uma melhora considerável nos escores de desejo sexual. Assim, Tribulus parece melhorar o comportamento sexual. Embora estudos mostrem o efeito do Tribulus sobre a melhora do desejo, deve-se notar que mais estudos com amostras maiores devem ser realizados.

Sendo assim, o Tribulus terrestris pode melhorar com segurança e eficácia o quadro de mulheres com transtorno do desejo sexual hipoativo mas, em mulheres saudáveis, é necessário mais evidências. Por fim, o tratamento de distúrbios de desejos sexuais deve ser acompanhado de equipe multidisciplinar, composta por profissionais como médico, nutricionista e psicólogo e/ou psiquiatra.


Referências

AKHTARI, Elham et al. Tribulus terrestris for treatment of sexual dysfunction in women: randomized double-blind placebo-controlled study. DARU Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 22, n. 1, p. 1-7, 2014.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo