Posso usar suplementos nutricionais durante o período pré-concepcional?

Já sabemos que a saúde materna, antes mesmo da gestação, exerce influência na saúde de seus filhos. Nesse período pré-concepcional, a mulher precisa ajustar os balanços nutricionais, se houver, e preparar o organismo para gerar uma nova vida.



A suplementação alimentar pode ser utilizada nessa fase caso a mulher não atinja suas necessidades nutricionais por meio da alimentação. Os principais suplementos utilizados são:


- Ácido fólico: atua diretamente na formação do sistema nervoso do bebê, logo nos primeiros dias de gestação.

- Ferro: A deficiência de ferro causa anemia na mãe e no bebê.

- Cobalamina (vitamina B12): também é essencial para a formação do sistema nervoso do bebê. Mulheres que não consomem alimentos de origem animal têm maiores riscos de desenvolver deficiência em cobalamina, pois essa vitamina está presente de maneira natural apenas em alimentos de origem animal. Entretanto, mulheres onívoras também podem apresentar deficiência em B12.

- Ômega-3: o consumo de ômega-3 pode melhorar a qualidade dos óvulos e aumentar as chances de gravidez.

- Vitamina D: baixo nível de vitamina D em gestantes está associado a pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e baixo peso ao nascer. Apesar dessa associação, a suplementação de vitamina D não diminui o risco de ocorrência de baixo peso ao nascer.

- Coenzima Q10: essa suplementação reduz o dano oxidativo e melhora a função mitocondrial, protegendo os tecidos graças a sua capacidade antioxidante. Mais estudos precisam ser feitos para comprovar se a CoQ10 é capaz de influenciar diretamente a ovulação.

- Inositol: apresenta funções anti-inflamatórias e antioxidantes e pode reduzir a resistência à insulina.

Qualquer suplementação deve ser utilizada com acompanhamento médico ou nutricional. É importante sabermos que nenhuma suplementação, isoladamente, é capaz de corrigir uma alimentação pobre em nutrientes.


Caso queira entender um pouco mais sobre o assunto, sugiro que leia esses estudos:

DÍAZ, C.; el. al. O Paradoxo da Coenzima Q 10 no Envelhecimento. Nutrients ,2019. 11 (9), 2221.

FORMOSO, G.; et. al. Inositol and antioxidant supplementation: Safety and efficacy in pregnancy. Diabetes/metabolism research and reviews: 2019. 35(5), e3154.

RENZO, G. C.; et. al. Além da nutrição: O impacto da nutrição humana na saúde das futuras gerações. 1° ed. Luiz Martins: 2019.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo