FITOTERÁPICOS PARA A MELHORA DA FERTILIDADE MASCULINA



A incapacidade de estabelecer uma gravidez após 12 meses de tentativa regular e desprotegida é denominada infertilidade. Essa condição no sistema reprodutor, tanto feminino quanto masculino, afeta cerca de 8 a 12% dos casais em idade reprodutiva. Alternativas para melhorar a fertilidade vêm sendo estudadas, dentre elas podemos citar os fitoterápicos.


As plantas são utilizadas há muitos anos, como uma fonte segura para tratamento de diversas doenças. Nessa mesma linha de pensamento, os fitoterápicos entram como produtos farmacológicos à base de plantas (medicinais) que conferem benefícios à saúde de quem consome, se prescritos e consumidos de maneira adequada.


Ação dos fitoterápicos na fertilidade masculina


Através do importante papel como antioxidantes, restringindo a ação de radicais livres, os fitoterápicos irão atuar positivamente na elevação dos níveis dos hormônios sexuais, como da testosterona no aumento da secreção de sêmen, na melhora da espermatogênese, no aumento da libido e na prorrogação da ereção.


Ademais, na parte hormonal, alguns fitoterápicos irão equilibrar os níveis de estrogênio, aumentando a produção seminal e a contagem de espermatozóides.


Portanto, a melhora na espermatogênese, na longevidade, na impotência e no desejo sexual irão contribuir para a saúde do sistema reprodutor masculino, auxiliando assim na fertilidade. Essa gama de produtos à base de plantas não gera malefícios à saúde do indivíduo se prescrita de maneira adequada, considerando as doses, os possíveis efeitos adversos e as características do paciente em questão.


Os principais são:

  • Cinnamomum zeylanicum (Canela da Índia)

  • Lepidium meyenii (Maca Peruana)

  • Tribulus terrestris (Videira de Punctura)

  • Turnera Aphrodisiaca (Damiana)


Para um estudo mais aprofundado sobre o tema, segue sugestões de leitura:

https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1342

https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22585

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo