Benefícios do Chá de Uxi Amarelo e Unha de Gato

O Uxi Amarelo é uma grande árvore que pode chegar a 30 metros. Sua casca é a parte utilizada na manipulação de medicamentos fitoterápicos, assim como na preparação do chá de uxi. Já a unha de Gato (Uncaria tomentosa - UT) é uma planta de espécie nativa da Amazônia. Ela possui flores amarelas e pode chegar a até 5 metros de altura. Além disso, essa planta vem sendo usada para fins medicinais e terapêuticos há muito tempo - foi descoberta pelos incas e é muito utilizada pelos indígenas do Brasil.


A ligação desses chás com a fertilidade estão atribuídas as suas característica de tratar doenças do sistema reprodutor feminino, como inflamações uterinas, miomas, cistos, alívio em infecções do trato urinário e endometriose.Isso porque possui ações anti inflamatórias, antioxidantes e moduladora do sistema imunológico.


Um dos principais compostos bioativos presente na unha de gato é a mitrafilina, que ajuda na modulação de citocinas fornecendo menos sinais inflamatórios. A propriedades antiinflamatória do chá de unha de gato são devidas à atividade sinérgica de alcalóides com seus compostos apolares como isopteropodina, pteropodina, isomitraphyilina, F uncarino e mitraphyilina.


Para a fertilidade essas ações anti inflamatórias são importantes. Um exemplo é que a ação anti inflamatória pode ajudar no combate da endometriose e infecções do trato urinário, pois consegue diminuir fatores que envolvem a inflamação como NF-κB e AP-1 e modula o sistema imunológica , que dificulta as ações da inflamação, assim é possível evitar complicações que contribuem para o agravamento clínico como a infertilidade.


Os extratos da casca do uxi amarelo são uma fonte rica em bergenina e seus derivados apresentam α- glucosidase, propriedades inibitórias antibacteriana e antioxidantes .Sua função antioxidantes são atribuídas à sua capacidade de eliminar radicais livres, como ânions superóxido e radicais hidroxila, e também prevenir a oxidação da membrana lipídica( o processo através do qual os radicais livres capturam elétrons dos lípidos das membranas celulares) .


Uma das consequências dos radicais livres em excesso é a diminuição da reserva ovariana, que pode promover a infertilidade na mulher. Com a capacidade do chá de eliminar os radicais livres e bloquear o início da peroxidação lipídica ou inibir a sua propagação , é possível diminuir ou retardar a diminuição da reserva ovariana evitando a infertilidade,além disso como os radicais livres aceleram o envelhecimento precoce que piora a diminuição dos folículos, esses antioxidantes consegue retardar o envelhecimento das células do ovário.


Como os antioxidantes apontam propriedades que evitam a evolução de lesões malignas no epitélio do colo uterino e pode atuar como moduladores da resposta imune frente à presença e ou à persistência da infecção, sua ação em miomas uterinos , ovários policísticos e infecções urinárias podem ser eficientes para diminuir sintomas e dores, evitando evoluções a dessas doenças.


A forma de fazer esses chás, são:


Ingredientes:

-1 colher de sopa de Casca triturada de uxi amarelo (decocção) ou folhas trituradas de unha de gato (infusão).

- 500 ml de água


- Adicione 1 colher de sopa da casca de uxi amarelo em meio litro de água. Leve a panela ao fogo até que a mistura ferva por aproximadamente 4 minutos.

- Abaixe o fogo e tampe a panela, deixe ferver por 5 minutos e desligue o fogo.

- Permaneça com a tampa fechada por 10 minutos, depois coe e beba o chá sem adicionar açúcar. Dessa forma, você garante que todas as propriedades serão preservadas.


Para o chá de unha de gato, use as folhas trituradas. Após aquecer a água, adicione a folha de unha de gato triturada a meio litro de água. Tampe a panela por 10 minutos, depois coe e beba o chá sem adicionar açúcar.


Essas plantas também podem ser encontradas em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomados diariamente, ou conforme indicação do médico.


Referência:

Serrano A, Ros G, Nieto G. Bioactive Compounds and Extracts from Traditional Herbs and Their Potential Anti-Inflammatory Health Effects. Medicines (Basel). 2018 Jul 16;5(3):76. doi: 10.3390/medicines5030076. PMID: 30012980; PMCID: PMC6164612.


Silva LR, Teixeira R. Phenolic profile and biological potential of Endopleura uchi extracts. Asian Pac J Trop Med. 2015 Nov;8(11):889-897. doi: 10.1016/j.apjtm.2015.10.013. Epub 2015 Oct 9. PMID: 26614987.


Yatoo MI, Gopalakrishnan A, Saxena A, Parray OR, Tufani NA, Chakraborty S, Tiwari R, Dhama K, Iqbal HMN. Anti-Inflammatory Drugs and Herbs with Special Emphasis on Herbal Medicines for Countering Inflammatory Diseases and Disorders - A Review. Recent Pat Inflamm Allergy Drug Discov. 2018;12(1):39-58. doi: 10.2174/1872213X12666180115153635. PMID: 29336271.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo