4 motivos por que o Jejum contribui para a fertilidade e uma gestação saudável.

Jejum pra lá, jejum pra cá!


Vejo muitas pessoas nas redes sociais abordando esse assunto e muitas indicando que ele deve ser feito. Mas, e ai... será que é pra todos? Como fazer jejum causa alterações no nosso corpo? De quantas horas o jejum deve ser feito? Jejum pode ser praticado por grávidas e até mesmo por aqueles que estão tentando engravidar?





Como venho atendendo várias “tentantes” (nome carinhoso que é dado para aqueles que estão na tentativa de engravidar), entendo muito bem o grau de ansiedade e o querer que o dia da comemoração “estamos grávidos” chegue logo! Principalmente daqueles que já estão nessa caminhada por um bom tempo.


Pois bem, como a nutrição entra neste contexto? VAMOS LÁ.... HORA DA VERDADE! AFINAL, SÓ SERÃO DITAS VERDADES E NADA MAIS DO QUE A REALIDADE.


O primeiro de tudo que você precisa ter em mente: os resultados não aparecem de um dia para o outro. Nós precisamos de 3 meses para mudar a realidade metabólica. Inclusive da qualidade folicular!


Na minha prática clínica, vejo inúmeros casos, dentre eles: tentantes com resistência a insulina (pré-diabetes), resistência a leptina (pode ser um marcador de pré-eclâmpsia), hormônios tireoidianos desregulados para engravidar, constipação intestinal e entre outros sintomas que são indicativos de que o estado de saúde não está legal.


Quando a pessoa vê esses resultados, entende que há algo desregulado, logo surge o pensamento: preciso fazer uma dieta, urgente! Todo mundo fala que o jejum é ótimo!


Será que pode me ajudar mesmo? A RESPOSTA É SIM!!!!






Listei aqui 4 pontos principais sobre os benefícios do jejum de acordo com meus estudos e vivência em consultório:


1°: Jejum regulariza o relógio biológico do nosso corpo. ACREDITE, ISTO PODE SER A CHAVE DO SUCESSO PARA ENGRAVIDAR E MANTER UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL. Todas as produções hormonais da mulher e do homem dependem do nosso relógio biológico. Se ele estiver funcionando adequadamente, as chances das desordens hormonais e metabólicas vão estar diminuídas. Faz sentido para você? Afinal, o seu corpo precisa estar em equilíbrio. Como você pretende engravidar se não tem o básico regulado?


Essas informações podem ser consultadas no artigo publicado no International Journal of Molecular Sciences de 2020.


2°: - "Ah! Omar, mas essa colocação é de 2020! Os estudos estão recentes!" #SÓQUENÃO! Em 2019, 2018 e 2014 foram publicados inúmeros estudos de mulheres Iraquianas que praticaram em seu segundo trimestre gestacional o jejum alimentar devido ao RAMADAN (prática religiosa que consiste em fazer jejum) por 29 dias, sendo 18h em jejum. Resultado, redução do risco de diabetes gestacional em quase 10%. Isso porque o jejum reduz os níveis de insulina no organismo.

Fonte: BMC Pregnancy and Childbirth 2019, 2018 e 2014.


3°: Ainda sobre o Ramadan, temos publicações mostrando que o jejum reduz riscos de problemas cardiovasculares, de acordo com a Frontiers in Nutrition 2020.


4°: Devido à FISIOLOGIA HUMANA, nosso relógio biológico é programado para auxiliar na metabolização de alimentos até 18h30 – 19h e este estímulo retorna entre 06h e 07h da manhã. Então, para o equilíbrio metabólico sendo na gestação ou não, o correto seria fazer jejum de 12 horas (Time Restricted Feeding) TODOS OS DIAS.


O jejum traz inúmeros benefícios, tendo em vista que ele organiza nossa estrutura biológica e recicla os nutrientes no nosso corpo.


Esses foram os pontos mais atuais e importantes que achei interessante trazer para vocês nesse post.


Para concluir: fazer jejum de 12 horas vai melhorar suas condições metabólicas para uma gestação saudável e podendo melhorar o quesito fertilidade. Mas, algo muito importante que você deve levar a sério: NÃO ADIANTA FAZER JEJUM E SE ALIMENTAR DE FORMA ERRADA NO PERÍODO EM QUE SE PODE COMER! Eu não vejo a necessidade de mais de 12 horas de jejum, mas cada profissional trabalha de uma forma. Converse com seu Nutri, alinhe uma conduta embasada em ciência e não no modismo.


Deixe nos comentários dúvidas, elogios ou sugestões. É muito importante a interação de vocês para que possamos trazer conteúdos cada vez mais personalizados.


728 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo